Cel. Fernandes, Olga e Ana

Anna Barbosa dos Santos Pereira

Ana Barbosa Cruz e Cel. Fernandes
Ana Barbosa Cruz e Cel. Fernandes

Causou-me satisfaçao encontrar no blog Imigrantes Suiços em Nova Friburgo, publicado pelo Cesar Raibert Valverde, o nome correto da avó de Olga Pereira Fernandes.
Olga era esposa do Cel. Jeronymo Guedes Fernandes e filha de Ana Barbosa dos Santos Pereira (quando solteira, Ana Barbosa da Cruz). Até este ponto as informações eram sustentadas por provas documentais. Contudo o nome da mãe de Ana Barbosa era um mistério que nenhuma pesquisa em sites de genealogia conseguia desvendar. Finalmente, com a recente publicação do Imigrantes Suiços em Nova Friburgo, conseguimos elucidar a questão: havia um erro de grafia na certidão de óbito de Ana Barbosa, que em lugar do nome correto de sua mãe, Anne Sermoud, foi escrito Anna Anselmuth.
Transcrevo, abaixo, a comunicação direcionada ao Imigrantes Suiços, nosso colega, a quem muito agradecemos.

 

Cel. Fernandes, Olga e Ana
Cel. Fernandes, Olga e Ana

 

Prezado Cesar,

Ana Barbosa da Cruz faleceu na data de 29 de Setembro de 1927, na então Sylvestre Ferraz, hoje Carmo de Minas. Em sua certidão de óbito foi declarado ser ela natural de Santa Maria Madalena (RJ), viúva de Albino dos Santos Pereira, e filha natural de Justino Barbosa da Cruz e Anna Anselmuth Barbosa da Cruz (talvez como tenha sido compreendido o nome de Anne Sermoud).
Residindo em Sylvestre Ferraz desde a década de 1890, Ana Barbosa vivia em companhia de sua filha, Olga Pereira Fernandes, que era casada com o engenheiro portugues Jeronymo Guedes Fernandes. O assento de batismo de Olga consta do Livro de Batizados de Santa Maria Madalena, Livro 2, Folha 25, em 25 de Março de 1871.
Vários descendentes de Anna Barbosa da Cruz ainda residem em Carmo de Minas. Um destes, nosso amigo Marcio Fernandes, comenta que, quando criança, ouvia histórias de fascínio pelos olhos azuis de dona Ana.
As realizações do Cel Jeronymo Fernandes e dos descendentes de Anne Marie Sermoud serão temas de realce em nossos estudos sobre a história de Carmo de Minas. Maiores informaçõespodem ser lidas no seguinte blog: http://folhanova.com.br/anna-barbosa-dos-santos-pereira/

Nossas cordiais saudações,
Gilberto Arantes Junqueira.

1 comentário em “Anna Barbosa dos Santos Pereira”

  1. Rita de Cassia Pereira e Abrahão

    Bom dia: procurando a história de meus avós dei- me com essa reportagem que muito me ajudou.
    Meus avós: Jorge Alberto dos Santos Pereira era irmão de Olga.
    Meu avô nasceu em Nova Friburgo no estado do Rio. Casou-se com minha avó Cândida de Andrade Junqueira que residia em Três Corações, Minas Gerais. Tiveram 3 filhos: José Augusto dos Santos Pereira, Maria Augusta dos Santos Pereira e Antônio Augusto dos Santos Pereira. Todos falecidos e enterrados em Três Corações. Meu avô está enterrado em Três Corações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.