Deolinda Noronha Nogueira

Autoria: João do Rio Verde.
Publicado na Folha Nova, nº 1.287,
em 27 de Julho de 1941.

Há quinze anos, nesta data, falecia a estimada educadora Dª Deolinda Noronha Nogueira, professora aposentada do Grupo Escolar Gabriel Ribeiro.
A extinta exerceu o magistério particular e público durante quase meio século, ministrando o ensino primário a centenas, senão a milhares, de crianças da nossa querida terra.
Era ela natural da antiga freguesia de Santa Catarina e, licenciando-se em 1877 pela lendária Escola Normal da cidade de Campanha, passou logo a exercer o professorado no arraialzinho do Carmo, onde, algum tempo depois, consorciara-se com um distinto carmelitano.
Ficando viúva em 1904, resignada e corajosamente arrostou as maiores dificuldades econômicas a fim de concluir a educação dos filhos.
Inaugurado o Grupo Escolar a 28 de Julho do ano de 1909, Dª Deolinda foi, pela mão amiga e carinhosa de Francisco Isidoro, colocada no quadro do corpo docente, onde a sua ação continuou fecunda e nobilitante, escrevendo ela uma página de luz e de doçura na história gloriosa da instrução em nossa terra.
Aposentou-se após cerca de tres lustros de labor nessa sua fase educacional, deixando um vácuo impreenchível na acreditada casa de ensino.
A lembrança de sua passagem pela instrução primária, ainda perdura nos céus de Silvestre Ferraz com a dolência mística de imorredoura saudade…
Expirou santamente, como santa fôra a sua vida, aos setenta anos de idade, na madrugada de 26 de Junho de 1926.
Ao baixar o seu corpo à última morada, à hora em que o sino da igreja matriz, tristemente, plangia Ave Maria, o saudoso e sempre pranteado padre Cardoso, em linguagem revestida de suave encantamento e transvazada de sincero afeto, deu, em nome do povo, um derradeiro adeus a ‘Siá’ Deolinda, provocando a sua palavra, santa e emocionante, um aluvião de lágrimas sentidas.

João do Rio Verde
Julho de 1941

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.