Geografia Descritiva da Província de Minas Gerais em 1878

Excertos da obra Tratado de Geografia Descritiva Especial da Província de Minas Gerais – 1878, de autoria de José Joaquim da Silva, transcrito da Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais.

Tratado de Geografia da Província de Minas Gerais – 1878
 

PREFÁCIO

Foi composta a presente obra com o fim de concorrer para a instrução dos Brasileiros em geral, e dos Mineiros em particular, e também para tornar mais conhecida a importante Província de Minas, onde nasci, e à qual tenho o orgulho e a honra de pertencer.
E’ pois o seu fim principal concorrer para ilustrar a mocidade Mineira, que muito desejo possa aproveitar-se dos meus fracos conhecimentos, e experiência.
Como livro para ser consultado por aqueles, que dele necessitarem, não o julgamos inferior a qualquer outro, pois apresenta-lhes a um tempo o que eles possam procurar.
Em uma província tão vasta e populosa como a de Minas Gerais, onde a cada canto se encontra uma Cidade ou Vila, mais ou menos importante, era geralmente sentida a falta de uma obra desta natureza, que tornasse mais conhecida a existência do que aí houvesse de mais curioso e importante, dando a conhecer ao mesmo tempo todas as suas Cidades, Vilas, Freguesias e povoações mais importantes.

Cidade de Juiz de Fora, 18 de Outubro de 1877.
Vosso Patrício Respeitador
José Joaquim da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.