Geografia Descritiva da Província de Minas Gerais em 1878

Geografia Descritiva da Província de Minas Gerais em 1878

Excertos da obra Tratado de Geografia Descritiva Especial da Província de Minas Gerais – 1878, de autoria de José Joaquim da Silva, transcrito da Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais.

Tratado de Geografia da Província de Minas Gerais – 1878
 

PREFÁCIO

Foi composta a presente obra com o fim de concorrer para a instrução dos Brasileiros em geral, e dos Mineiros em particular, e também para tornar mais conhecida a importante Província de Minas, onde nasci, e à qual tenho o orgulho e a honra de pertencer.
E’ pois o seu fim principal concorrer para ilustrar a mocidade Mineira, que muito desejo possa aproveitar-se dos meus fracos conhecimentos, e experiência.
Como livro para ser consultado por aqueles, que dele necessitarem, não o julgamos inferior a qualquer outro, pois apresenta-lhes a um tempo o que eles possam procurar.
Em uma província tão vasta e populosa como a de Minas Gerais, onde a cada canto se encontra uma Cidade ou Vila, mais ou menos importante, era geralmente sentida a falta de uma obra desta natureza, que tornasse mais conhecida a existência do que aí houvesse de mais curioso e importante, dando a conhecer ao mesmo tempo todas as suas Cidades, Vilas, Freguesias e povoações mais importantes.

Cidade de Juiz de Fora, 18 de Outubro de 1877.
Vosso Patrício Respeitador
José Joaquim da Silva

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.