PNUD-destaque

O Fraco IDHM de Carmo de Minas

Desenvolvimento humano é um processo que amplia o horizonte de opções pessoais para que cada um tenha a capacidade e a oportunidade de ser aquilo que deseja ser. O índice que mede esse desenvolvimento humano é calculado sobre três dimensões básicas: educação, saúde e renda.

PNUD
PNUD
O conceito de Desenvolvimento Humano pressupõe que a qualidade de vida de uma população vai além do viés puramente econômico, levando em conta características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. Esse conceito é a base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), publicados anualmente pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM – disponibiliza informações referentes aos municípios brasileiros, contendo indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dados extraídos dos Censos Demográficos do IBGE.
Sua relevância vem da capacidade de fornecer informações sobre a unidade político-administrativa mais próxima dos cidadãos: o município. Os municípios são territórios férteis em criatividade e experiências na busca por soluções inovadoras para o desenvolvimento local. Ao proporcionar um olhar mais próximo sobre os municípios brasileiros, o IDHM orienta caminhos e provoca a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no país.(PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)

O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – tem sido criticado pela não inclusão de quaisquer considerações de ordem ecológica. Além disso, tem foco exclusivamente no desempenho nacional, sem prestar muita atenção ao desenvolvimento sob uma perspectiva global.
o IDH é uma medida relativa, assim o IDH de um país ou município, num dado ano, depende dos níveis de escolaridade, longevidade e renda de outros países e municípios no mesmo ano.(Wikipedia – IDH)

Para compreender o significado do IDHM de Carmo de Minas limitamos nosso estudo aos municípios adjacentes, com os quais temos maiores intercâmbios sociais, culturais e comerciais. Pertencem a esse conjunto os municípios de Cristina, Olimpio Noronha, Jesuânia, Lambari, Dom Viçoso, São Lourenço e Soledade de Minas.

IDHM – Global

IDHM-Global – Carmo de Minas posiciona-se em um sofrível 5º lugar entre os 8 municípios que fazem parte de nosso estudo. Observamos os municípios de Soledade de Minas e Dom Viçoso como duas agradáveis surpresas nesse comparativo de índices. Os dois colocam-se exatamente à frente de Carmo de Minas, sendo Soledade o terceiro colocado e Dom Viçoso o quarto.

IDHM - Global
IDHM – Global

Podemos traçar uma linha que mostra um padrão de crescimento do IDHM entre os municípios. O único município que destaca-se positivamente em relação a este padrão é São Lourenço, mostrando que faz por merecer a sua afamada qualidade de vida.

IDHM - Global - Normal de incremento
IDHM – Global – Normal de incremento

Esse IDHM Global é formado pelos índices de educação, renda e longevidade, sendo que cada um destes também possuem muitos outros elementos em seu cáulculo. No total são analisados 180 índices. Estes índices referentes a Carmo de Minas podem ser melhor analisados através do perfil do município no Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013. Porém, como a nossa finalidade é um comparativo entre os municípios vizinhos, continuaremos analisando os IDHM sintéticos de cada variável.

Longevidade

Este indicador diz respeito à saúde e está ligado diretamente à expectativa de vida ao nascer. Outros indicadores analisados são a mortalidade infantil e a taxa de fecundidade (filhos por mulher). Não só Carmo de Minas, como todos os demais municípios, estão bem posicionados neste ítem. Para longevidade o IDH alto varia de 0,7 a 1,0. Carmo de Minas aparece na 3ª posição, com um IDHM-Longevidade de 0,845.

IDHM - Longevidade
IDHM – Longevidade

Renda

A renda per capita média de Carmo de Minas cresceu para R$ 511,95 em 2010. A desigualdade (diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos) diminuiu. A extrema pobreza caiu para 2,32%. Apesar de parecerem bons indicadores, um IDHM-Renda de 0,668 aponta para um índice mediano. Na comparação com seus vizinhos, Carmo de Minas ocupa um modesto 5º lugar, estando atrás de Jesuânia e Soledade de Minas.
IDHM - Renda

Educação

O mais complexo dos tres índices, considera a proporção de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos de ensino entre a população em idade escolar do município. A escolaridade da população adulta também compõe o IDHM-Educação. Outro componente deste índice é a taxa de analfabetismo da população de 18 anos ou mais.
Com um baixo IDHM-Educação de 0,562, Carmo de Minas amarga um decepcionante 6º lugar em nosso comparativo, estando à frente apenas de Cristina e Jesuânia.
Os parabéns no IDHM-Educação vão para o município de Dom Viçoso, com um índice mediano de 0,641, porém suficiente para colocá-lo em 2º lugar neste comparativo.

IDHM - Educação
IDHM – Educação

E assim está o retrato do desenvolvimento humano em Carmo de Minas: alta longevidade, renda mediana e baixa educação. É preciso corrigir os aspectos que influenciam negativamente a qualidade da educação para que possamos alcançar um alto IDH, como o de São Lourenço. E justo a educação sendo nota depreciativa de Carmo de Minas, que já teve a sua glória nos magníficos estabelecimentos de ensino que aqui funcionaram, com excelentes professores e renomados educadores. O que aconteceu à epopéia cultural dos tempos de Silvestre Ferraz, quando essa nossa terra era aclamada com uma Atenas sul-mineira? O que aconteceu à lição deixada pelo eminente educador Jeronimo Guedes Fernandes, que ensinava que o futuro de Carmo de Minas estava na pomicultura e na educação?
Nós, os despreparados carmenses, nos esquecemos dos tres: da pomicultura, da educação e do Cel. Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.