Placa do café destaque

Mostra Internacional do Café Especial de Carmo de Minas

Placa do melhor café
Placa do melhor café
Carmo de Minas vangloria-se de ser a terra dos melhores cafés do Brasil. E com certa razão, haja vista a premiação obtida em concursos de qualidade de café, todos organizados por entidades internacionais. Temos uma significativa diversificação nas orígens dos cafés, apontados por suas denominações de café especial, gourmet, orgânico, de montanha e outros mais. E, por último, a indicação de procedência de Café da Região da Mantiqueira. Parece muito… Mas não é o bastante.
Falta, em Carmo de Minas, o que aparenta ser fácil e óbvio para uma mais ampla e fácil comercialização do nosso café. Falta a união de propósitos comerciais. Agimos, em relação aos nossos amigos, vizinhos e colegas na atividade cafeeira como se cada um deles fosse concorrente direto ao café que produzimos. Assim, quando uma determinada marca de café fecha um bom contrato de vendas, passa a existir um receio de que outras marcas sigam o mesmo caminho, derrubando as perspectivas de vendas.
Não é assim que o mercado funciona. Talvez seja o oposto: quanto mais marcas comercializadas com orígem na mesma região, maior a tendência de comprar café daquela região. Vejamos como exemplo o comércio na cidade de São Paulo. Lá existem regiões que concentram determinada especialidade de produtos, como comércio de confecções no Brás, centro financeiro na Avenida Paulista, produtos eletrônicos na Santa Efigênia. Seguindo a nossa lógica, seria inviável um mesmo trecho de avenida concentrar agências bancárias concorrentes. Entretanto esse arranjo funciona otimamente bem.
Aqui em Minas temos os exemplos de Monte Sião e Jacutinga, onde milhares de malharias têm seus pontos de venda lado a lado. Essa concorrência trouxe prejuízo ou foi razão de sucesso?…
Precisamos divulgar juntos a excelência de nossos cafés. Precisamos de um evento que divulgue os esforços que cada um de nós já realizou para garantir o reconhecimento da produção de um café com um paladar único, com o sabor diferenciado de cada fazenda. Precisamos mostrar os compromissos que temos, todos os compromissos, sejam eles os de garantia de manutenção do aroma, paladar e qualidade do café, sejam os compromissos com a preservação do meio ambiente, sejam os compromissos com o bem estar social com a manutenção e boa remuneração de nossos trabalhadores.
Precisamos da nossa Mostra Internacional do Café Especial de Carmo de Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.