O ipê e a casa de Raquel

O ipê da casa de Raquel

Casa antiga
Casa antiga

Esta era a casa de meus avós, Titino e Maria Luiza, situada à Rua Direita, também conhecida como Rua Cel. Antonio (Jose) Ribeiro (de Carvalho), nº 21, fronteiro ao largo da Matriz, em Carmo de Minas. Minha família retornava a essa casa e nela passávamos as férias todos os anos, sem exeções. Meu pai era professor em Belo Horizonte e, pelo calendário escolar, éramos agraciados com quatro meses de férias a cada ano.
Nas férias de Julho, próximo ao seu término, às vezes nos era dado apreciar a um imponente espetáculo de côres, ao desabrochar a florada do Ipê Amarelo da casa de Raquel, situada do outro lado da rua.
Não irei explicar o arrebatamento que essa florada produz naqueles que a presenciam. Preferível é mostrar as fotografias que sejam esclarecedoras da côr, da copada e da localização dessa magnífica árvore.

A janela e o ipê
A janela e o ipê

Para início da nossa apresentação, eis o que víamos pela janela da casa de meu avô. A janela do casarão, com mais de 2 metros de altura, permitia generosa visão da florada, mesmo sem necessidade de nos debruçarmos no peitoril.

Ele dominava toda a paisagem ao seu redor. Era a figura mais imponente, mais colorida e, por isso mesmo, a própria figura da vivacidade, anunciando o início da primavera.


O ipê e a casa de Raquel
O ipê e a casa de Raquel


A seguir vamos nos aproximando de sua florada.

Mais próximo da florada
Mais próximo da florada


Até conseguirmos observar a existência de uma orquídea, com suas delicadas flores arroxeadas, abrigada em seus galhos. E, finalmente, como o formidável Ipê projetava sua florada aos céus de Carmo de Minas, disputando com as torres da Matriz a atenção dos que, do largo da Matriz, admiravam a paisagem.

A orquídea nos galhos do ipê
A orquídea nos galhos do ipê
A florada do ipê e a torre da igreja
A florada do ipê e a torre da igreja


Esse Ipê Amarelo, que a cada primavera nos enchia de encantamento com sua extasiante florada, foi derrubado por motivos de segurança, no início do ano de 2011.

Podemos observar, através do Google Earth, onde era o seu posicionamento, utilizando as seguintes coordenadas:
22°07’21,73″S 45°07’52,12″W

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.