Planta da Cidade de Silvestre Ferraz – Cerca de 1930

Mapa de Pano - Original
Mapa de Pano – Original
Planta da cidade de Silvestre Ferraz, mais conhecido como Mapa de Pano, por ter sido riscado sobre tecido, desenho elaborado por J. G. Costa, sem indicação da data. Esta planta cadastral dos imóveis de Silvestre Ferraz não serve, ainda, como fonte primária de informação histórica, pelo motivo de ter sido alterada por diversas vezes.
Alteração do nome da cidade
Alteração do nome da cidade
Uma das alterações efetuadas foi a modificação do nome da cidade para Carmo de Minas, em 1954, sobreposto a uma cópia em papel. Tal modificação indica que o mapa, mesmo após aquela data, ainda era utilizado para cadastramento dos imóveis urbanos.
Outra indício das inclusões de imóveis na planta original é a diferença de tonalidade e traçado das linhas. Quase um quinto dos imóveis existentes são originados desses traçados diversos.
Mapa de Pano digitalizado
Mapa de Pano digitalizado
O levantamento do traçado original do mapa e a sua restauração a uma data mais próxima da sua elaboração será objeto de estudo do Grêmio Histórico e Geográfico de Carmo de Minas. Os relatórios desse estudo serão divulgados regularmente por esta Folha Nova.

2 comentários em “Planta da Cidade de Silvestre Ferraz – Cerca de 1930”

  1. Douglas Dalto Messora

    Caro Gilberto, sou um paulistano criado em Itamonte e hoje residente em Goiania, Go, onde exerço a advocacia. Apaixonado pelo Sul de Minas, em especial este cantão maravilhoso. Primeiro quero manifestar minha alegria pela excelência de seu valoroso trabalho. Extraordinário e vital para a preservação histórica de nossa região. Parabéns. Aproveito da oportunidade para solicitar permissão para incluir algumas informações contidas em seu site em um livro que estou escrevendo sobre S. José do Picu. Com a garantia plena e segura de rigorosa citação da fonte. Aguardando resposta manifesto me por votos de saúde e felicidade.
    Douglas

    1. Folha Nova

      Douglas, sou eu que agradeço a sua visita e espero que retorne muitas outras vezes. Não tenho reservas quanto à divulgação das informações contidas neste site. Acredito que conhecimento não deva ser matéria de acesso restrito a ninguém. Apenas peço a manutenção das fontes já citadas, quando houver. Sinta-se à vontade para reproduzir o que for de seu interesse. Receba o meu fraternal abraço, com votos de sucesso para seu livro.
      Gilberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.