Presidente Vargas visita Silvestre Ferraz

Pres Vargas visita Matriz destaque

Presidente Vargas visita Silvestre Ferraz

Publicado na Folha Nova, nº 1.126,
em 24 de Abril de 1938

Silvestre Ferraz vem de receber a visita do eminente Presidente Getulio Vargas, Chefe de Governo do Brasil, em companhia do Governador Benedito Valadares

Desejando esquivar-se das manifestações de simpatia e apreço que a data de 19 de Abril sempre tornou obrigatórias, o Dr. Getulio Vargas aceitou o gentil oferecimento que lhe foi feito pelo Sr. Otaviano Pinto Lopes, passando o seu aniversário na aprazível Granja São Francisco, neste município, longe das festas que lhe estavam reservadas em São Lourenço, motivadas pelo transcurso de seu aniversário.

A comitiva chega a Silvestre Ferraz

Seriam precisamente 21:30 horas, na noite de Segunda-Feira, quando a comitiva do Presidente Vargas chegou a esta cidade. Da mesma, além do Governador Valadares, faziam parte o General Góes Monteiro, Chefe do Estado Maior do Exército, Capitão Filinto Muller, Chefe de Polícia do Distrito Federal, Dr. Israel Pinheiro, Coronel Cancio de Albuquerque, jornalistas e outros amigos do Presidente.
Quando o carro presidencial entrou na Praça do Jardim, numeroso grupo de pessoas que se achavam aglomeradas no local, saudou o Presidente com prolongada salva de palmas, o qual agradeceu descobrindo-se.
Rumou a comitiva para a Granja São Francisco, ali chegando às 22 horas. Às 23 horas o ilustre hóspede recolheu-se aos aposentos que lhe foram destinados.

Como transcorreu o dia 19 de Abril

De manhã, foi o Governador Valadares o primeiro a cumprimentar Sua Excelência pelo seu natalício.
Ainda em seus aposentos, o Presidente recebeu as felicitações do General Góes Monteiro e do Capitão Muller.
Ao descer para o café, Sua Excelência foi recebido por uma salva de palmas por todos os presentes.
Após o almoço, o Presidente Vargas, os membros da comitiva e os proprietários da Granja São Francisco mantiveram cordial palestra, visitando, mais tarde, as principais dependências e instalações da rica propriedade.
O casal Pinto Lopes ofereceu um jantar ao Presidente, comparecendo ao mesmo todos os presentes.
À noite, Sua Excelência ouviu as irradiações da “Hora do Brasil”, programa que lhe foi oferecido.

Uma caçada

Ainda no dia 19, realizou-se animada caçada. O grupo de caçadores, constituído pelo Presidente e seus amigos, teve os esforços coroados com o aprisionamento de uma bela corça.

Uma comissão é recebida pelo Presidente

Na manhã do dia 20, o Chefe da Nação recebeu uma comissão composta do Vice-Diretor e alguns educandos do Patronato Agrícola Delfim Moreira, desta cidade, portadora de mensagens de felicitações e visita. Sua Excelência palestrou, durante alguns minutos, com os componentes da comissão.

A visita de um ex-Presidente

Poucos minutos antes de deixar a Granja São Francisco, de regresso para a vizinha estância mineral de São Lourenço, o Dr. Getulio Vargas foi visitado pelo velho político mineiro Dr. Wenceslau Braz, que passou por esta cidade.

Uma carinhosa manifestação ao Presidente

Cientificado que o Dr. Getulio Vargas e sua comitiva regressariam na tarde de 20 para São Lourenço, o nosso prefeito Dr. Altamiro Coli, apoiado por todas as figuras de representação desta Comarca, preparou uma manifestação ao nosso grande Presidente.
Incorporados, reuniram-se na Praça do Jardim, os alunos do Grupo Escolar, empunhando bandeirinhas, e os do Patronato Agrícola, com sua banda de tambores e cornetas.
O Pavilhão Brasileiro foi hasteado em diversos pontos da cidade. O comércio fechou-se. E, num instante, numerosos cavalheiros, senhoras, moças, operários, dirigiram-se para as proximidades do local.

Enfim

Pres Vargas visita Matriz

Pres Vargas visita Matriz

Tudo preparado e após uma ansiosa espera, eis que chega a comitiva presidencial, em quatro automóveis.
Ao repicar de sinos, estourar de foguetes, palmas, vivas e rufar de tambores, o Predidente e seus companheiros descem dos automóveis, sendo recebidos por uma comissão de personalidades locais.
Em seguida, visitam todos a Matriz de Silvestre Ferraz.
Ao regressar para seu automóvel, o Dr. Getulio Vargas palestrando com todos e tudo observando, teve oportunidade de dizer aos que o cercavam, ser a sua visita à Matriz uma visita à cidade de Silvestre Ferraz.
Os educandos do Patronato entoam, então, em uma só voz, o Hino Nacional, e o nosso Presidente foi o primeiro a aplaudir quando os pequenos finalizaram o canto.

De regresso

Após as despedidas e os nossos agradecimentos, sob calorosos vivas e palmas, regressaram os ilustres visitantes para São Lourenço.

Conquistado

Depois, dissolveu-se aquela pequena multidão, retornando cada qual aos seus afazeres, mas já saudosos, todos, daqueles inesquecíveis e gratos momentos, guardando, cada um, a lembrança daquele sorriso gentil do querido Presidente, sorriso que conquistou, para sempre, o coração do povo de Silvestre Ferraz.

Comentários: 1

  1. José Espedito Fonseca disse:

    Fui aluno do Patronato nos anos de 1955 a 1961. Apesar dos meus 75 anos, ainda tenho boas recordações desta cidade, a qual pretendo visitar em breve.

Adicione seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.