Pres Vargas visita Matriz destaque

Presidente Vargas visita Silvestre Ferraz

Publicado na Folha Nova, nº 1.126,
em 24 de Abril de 1938

Silvestre Ferraz vem de receber a visita do eminente Presidente Getulio Vargas, Chefe de Governo do Brasil, em companhia do Governador Benedito Valadares

Desejando esquivar-se das manifestações de simpatia e apreço que a data de 19 de Abril sempre tornou obrigatórias, o Dr. Getulio Vargas aceitou o gentil oferecimento que lhe foi feito pelo Sr. Otaviano Pinto Lopes, passando o seu aniversário na aprazível Granja São Francisco, neste município, longe das festas que lhe estavam reservadas em São Lourenço, motivadas pelo transcurso de seu aniversário.

A comitiva chega a Silvestre Ferraz

Seriam precisamente 21:30 horas, na noite de Segunda-Feira, quando a comitiva do Presidente Vargas chegou a esta cidade. Da mesma, além do Governador Valadares, faziam parte o General Góes Monteiro, Chefe do Estado Maior do Exército, Capitão Filinto Muller, Chefe de Polícia do Distrito Federal, Dr. Israel Pinheiro, Coronel Cancio de Albuquerque, jornalistas e outros amigos do Presidente.
Quando o carro presidencial entrou na Praça do Jardim, numeroso grupo de pessoas que se achavam aglomeradas no local, saudou o Presidente com prolongada salva de palmas, o qual agradeceu descobrindo-se.
Rumou a comitiva para a Granja São Francisco, ali chegando às 22 horas. Às 23 horas o ilustre hóspede recolheu-se aos aposentos que lhe foram destinados.

Como transcorreu o dia 19 de Abril

De manhã, foi o Governador Valadares o primeiro a cumprimentar Sua Excelência pelo seu natalício.
Ainda em seus aposentos, o Presidente recebeu as felicitações do General Góes Monteiro e do Capitão Muller.
Ao descer para o café, Sua Excelência foi recebido por uma salva de palmas por todos os presentes.
Após o almoço, o Presidente Vargas, os membros da comitiva e os proprietários da Granja São Francisco mantiveram cordial palestra, visitando, mais tarde, as principais dependências e instalações da rica propriedade.
O casal Pinto Lopes ofereceu um jantar ao Presidente, comparecendo ao mesmo todos os presentes.
À noite, Sua Excelência ouviu as irradiações da “Hora do Brasil”, programa que lhe foi oferecido.

Uma caçada

Ainda no dia 19, realizou-se animada caçada. O grupo de caçadores, constituído pelo Presidente e seus amigos, teve os esforços coroados com o aprisionamento de uma bela corça.

Uma comissão é recebida pelo Presidente

Na manhã do dia 20, o Chefe da Nação recebeu uma comissão composta do Vice-Diretor e alguns educandos do Patronato Agrícola Delfim Moreira, desta cidade, portadora de mensagens de felicitações e visita. Sua Excelência palestrou, durante alguns minutos, com os componentes da comissão.

A visita de um ex-Presidente

Poucos minutos antes de deixar a Granja São Francisco, de regresso para a vizinha estância mineral de São Lourenço, o Dr. Getulio Vargas foi visitado pelo velho político mineiro Dr. Wenceslau Braz, que passou por esta cidade.

Uma carinhosa manifestação ao Presidente

Cientificado que o Dr. Getulio Vargas e sua comitiva regressariam na tarde de 20 para São Lourenço, o nosso prefeito Dr. Altamiro Coli, apoiado por todas as figuras de representação desta Comarca, preparou uma manifestação ao nosso grande Presidente.
Incorporados, reuniram-se na Praça do Jardim, os alunos do Grupo Escolar, empunhando bandeirinhas, e os do Patronato Agrícola, com sua banda de tambores e cornetas.
O Pavilhão Brasileiro foi hasteado em diversos pontos da cidade. O comércio fechou-se. E, num instante, numerosos cavalheiros, senhoras, moças, operários, dirigiram-se para as proximidades do local.

Enfim

Pres Vargas visita Matriz
Pres Vargas visita Matriz

Tudo preparado e após uma ansiosa espera, eis que chega a comitiva presidencial, em quatro automóveis.
Ao repicar de sinos, estourar de foguetes, palmas, vivas e rufar de tambores, o Predidente e seus companheiros descem dos automóveis, sendo recebidos por uma comissão de personalidades locais.
Em seguida, visitam todos a Matriz de Silvestre Ferraz.
Ao regressar para seu automóvel, o Dr. Getulio Vargas palestrando com todos e tudo observando, teve oportunidade de dizer aos que o cercavam, ser a sua visita à Matriz uma visita à cidade de Silvestre Ferraz.
Os educandos do Patronato entoam, então, em uma só voz, o Hino Nacional, e o nosso Presidente foi o primeiro a aplaudir quando os pequenos finalizaram o canto.

De regresso

Após as despedidas e os nossos agradecimentos, sob calorosos vivas e palmas, regressaram os ilustres visitantes para São Lourenço.

Conquistado

Depois, dissolveu-se aquela pequena multidão, retornando cada qual aos seus afazeres, mas já saudosos, todos, daqueles inesquecíveis e gratos momentos, guardando, cada um, a lembrança daquele sorriso gentil do querido Presidente, sorriso que conquistou, para sempre, o coração do povo de Silvestre Ferraz.

1 comentário em “Presidente Vargas visita Silvestre Ferraz”

  1. José Espedito Fonseca

    Fui aluno do Patronato nos anos de 1955 a 1961. Apesar dos meus 75 anos, ainda tenho boas recordações desta cidade, a qual pretendo visitar em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.