Redes Sociais

O tempo da maioria das pessoas, hoje, se direciona a um tipo de comunicação espalhado pela internet : as redes sociais.

Nessas redes as pessoas podem dialogar com amigos, com colegas de escola, de trabalho e até com pessoas que não conhecem, nunca viram e não sabem se estão dizendo a verdade ou não. Simplesmente conversam, conversam e acabam confiando nelas.

Como na lei da física, toda ação tem sua reação. Palavras ditas, informações passadas, não podem mais voltar ao computador de origem. E uma pessoa mal intencionada pode utilizar essas informações para alguma coisa ruim. A ação: a ingenuidade dos usuários; a reação: um ato que não vai agradar a quem informou seus dados, com consequências que todos sabemos ou já ouvimos falar quais são.

Os jovens e adolescentes são as principais vítimas desses golpes. Não quer dizer que adultos e pessoas mais experientes também não caiam nessa armadilha da interatividade.

Muitas vezes o jovem nem imagina que o seu amigo virtual possa ser um adulto, ou pior, um adulto aproveitador. Nas redes sociais pode-se mentir a idade, os dados pessoais, e passar todo e qualquer tipo de informação falsa para que seu interlocutor se sinta seguro e confiante. “-Se ele me passou seus dados, por que eu não posso?”

Pobre do que confia nos perfis divulgados nas redes sociais.

Não estou dizendo que as redes sociais sejam naturalmente ruins. Se tivermos bom senso para perceber quando alguém está perguntando demais ou tendo um interesse exagerado em nossa vida, principalmente pessoas desconhecidas, as redes sociais tornam-se uma maneira muito divertida de passar o tempo livre e fazer novas amizades. Um jeito muito gostoso de conversar com os amigos.

Sabendo se auto-preservar, as redes sociais podem ser uma boa forma de socialização e interação. Não deixemos que essa forma de diversão se transforme em mais uma maneira de fazer o mal. Pessoas ruins sempre existirão, mas não vamos dar espaço para elas no nosso meio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.